A Física no Ballet
Os movimentos executados durante a prática do Balé são regidos basicamente pelas leis da mecânica, tanto pela cinemática quando pela dinâmica.
Força Normal:
A força normal é a força de reação da superfície contra a força resultante do nosso corpo sobre esta região, é originária da terceira lei de Newton de ação e reação.
Força Gravitacional:
A força gravitacional é a força exercida pelo planeta em todos os corpos, sendo direcionada para o centro da Terra.
Força de Atrito
A força de atrito é a força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento. Quando queremos que um objeto se mova, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre ele entra em movimento.
Centro de Massa:
O centro de massa de um corpo é o ponto onde se considera reunida toda a massa do corpo, de modo que as forças atuantes estejam concentradas naquele ponto.
No ballet:
Salto
O equilíbrio de um corpo é atingido quando o centro de massa está alinhado com o ponto de aplicação da força. Ao projetar seu corpo no ar, o centro de massa percorre uma trajetória parabólica, por causa da composição do movimento uniforme horizontal com o movimento uniforme acelerado pela força gravitacional na vertical.
Durante a trajetória a bailarina estica os braços e as pernas, dando a impressão de praticamente "voar", contudo, o seu centro de massa ainda percorre na mesma trajetória.